quinta-feira, 24 de julho de 2014

ESTREIA! OPINIÕES: Pré-temporada, a nova roupa dos erros do passado

É isso mesmo querido leitor, temos uma estreia hoje em nosso blog.
A seção "Opiniões", que virá, sempre que possível, trazer opiniões de quem enxerga o esporte de fora, das arquibancadas!


Escrita pela competente Bruna Ribeiro, que tem experiências esportivas vividas tanto nas arquibancadas quanto dentro de alguns clubes e sabe enxergar onde estão os problemas e os motivos deles, essa seção trará esse olhar diferenciado para todos vocês!

Esperamos que curtam e, claro, deem suas opiniões também nos comentários!
E para esse post de estreia, vamos com uma crítica ao planejamento dos clubes de basquete do país:

"Isso mesmo. Ao menos que alguma diretoria (em segredo) tenha se planejado há anos atrás, essa pré-temporada será mais do mesmo.
No Brasil, o planejamento de curto prazo impera na construção das equipes. Altos investimentos para colocar cinco excelentes jogadores em quadra mascaram a deficiência em conseguir montar uma equipe com peças de reposição eficiente, sendo que esses investimentos não podem ser mantidos por muitas temporadas em qualquer time nacional.

Assim fica visível a dinâmica do (in)sucesso: uma temporada espetacular sem o tão sonhado resultado final.
Não é a toa que o troféu do atual campeonato nacional se reveza nas mãos das mesmas equipes. E não necessariamente são as equipes com as melhores folhas de pagamento, nem concentram somente para si as maiores estrelas do país.

Como isso é possível?
Primeiro te convido a olhar as equipes nas últimas temporadas. As peças de liderança se mantem e as peças de reposição são de qualidade. E por que insistir em peças de reposição? Simples! Os atletas são seres humanos, se cansam, se lesionam, tem família, problemas financeiros... E ainda temos a ‘TPM’ nos campeonatos femininos. Concentrar seu planejamento em construir um time titular espetacular faz com que toda temporada se destrua na primeira ausência.

Perca um tempo agora e analise o campeonato de base. Não é coincidência que as mesmas equipes estejam em praticamente todos quadrangulares finais. Qual a vantagem nisso? Mais uma vez, peças de reposição eficientes e com fácil acesso. E com a vantagem de ser um atleta que chega ao time habituado ao modelo de jogo (modelo de jogo, não ritmo).

Podem ser constatações simples, porém, demandam ações que envolvem um planejamento de longo prazo que não é visto comumente nas equipes do país. Enquanto existe a busca desesperada para montar uma grande equipe pronta para hoje, é negligenciado que é possível se construir a equipe dos sonhos por causa do tempo que essa atitude demandaria. E não, não é solução comprar uma boa categoria de base.

Planejar hoje para ser campeão em 2018 não parece interessante, de fato. Porém, se planejar hoje, para ser campeão amanhã, terá o resultado de sempre: o verdadeiro espetáculo do turno/returno para no final ouvir o grito de campeão em um sotaque diferente do seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário